3 Golpes Comuns em Consórcios de Veículos: Aprenda a se Proteger - Página 2 de 4 - Now Moeda
Pular para o conteúdo

3 Golpes Comuns em Consórcios de Veículos: Aprenda a se Proteger

1. Carta de Crédito Contemplada

Este é certamente um dos golpes mais comuns, se não for o principal entre todos, pois seu funcionamento é simples.

Anúncios

Todos nós quando compramos algum bem queremos receber na hora, e é por isso que muitas vezes os consórcios saem “perdendo” para o financiamento, pois é necessário esperar o sorteio para a contemplação, mas a maioria das pessoas não tem muita paciência para aguardar para usufruir do bem.

Os golpistas utilizam dessa vontade humana de ter um bem rapidamente e anunciam em jornais, na internet, ou até mesmo boca a boca, que estão vendendo uma cota de um consórcio que já foi contemplada. Ou seja, a promessa é de que o comprador poderá resgatar seu prêmio e usufruir do mesmo imediatamente, sem precisar esperar pelo sorteio, afinal, o vendedor diz que já foi sorteado.

O processo é bastante simples, os bandidos mostram documentos e informações ao comprador que tem a impressão de que tudo é legítimo. As ofertas são geralmente muito boas com condições melhores do que encontradas no mercado, e tudo isso somado ao desejo de ter o bem na hora faz a vítima realizar o negócio.

Assim que feito o depósito para a compra da falsa cota contemplada, os golpistas simplesmente desaparecem, bloqueando números de telefone, WhatsApp ou qualquer outra forma de contato. A vítima então percebe que foi ludibriada e que caiu em um golpe. E agora só lhe resta fazer um boletim de ocorrências junto à Polícia para que sejam feitas investigações sobre o caso.

Anúncios

Para evitar este golpe sempre entre em contato com a empresa administradora do consórcio para verificar a autenticidade dos documentos além de consultar se a transação é permitida. Caso a empresa confirme que a transferência é legítima faça o pagamento somente após a assinatura de um contrato, pois isso aumenta suas garantias na operação.

Como Funciona

Os golpistas anunciam a venda de cartas contempladas em plataformas de compra e venda ou redes sociais. Após o interessado pagar um valor antecipado, o suposto vendedor desaparece, deixando o comprador sem a carta e sem o dinheiro.

Como Evitar

  • Desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado.
  • Exija documentação que comprove a existência e a contemplação da carta de crédito.
  • Realize a negociação somente com a mediação de uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central.

Paginação: Página1, Página2 , Página3 e Página4

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Gostou deste conteúdo?
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Marcos Ribeiro

Marcos Ribeiro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​