Investir é uma forma de aplicar o dinheiro e aumentar o patrimônio a longo prazo. Entretanto, quem está começando a investir pode sentir-se perdido diante de tantas opções disponíveis no mercado. Neste artigo, vamos apresentar os melhores tipos de investimentos para iniciantes, de forma clara e objetiva.
Tesouro Direto
Anúncios
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3, que permite a compra de títulos públicos de forma online. É uma opção segura, pois os títulos são garantidos pelo governo federal, além de serem acessíveis, já que é possível investir a partir de R$30,00. Além disso, é um investimento de baixo risco, com liquidez diária, ou seja, é possível resgatar o dinheiro investido a qualquer momento.
Fundos de Investimento
Os Fundos de Investimento são uma opção para quem deseja diversificar a carteira e contar com o auxílio de profissionais do mercado financeiro. Eles funcionam como uma espécie de condomínio, em que vários investidores aplicam o dinheiro em um mesmo fundo, gerido por um gestor. Existem diversos tipos de Fundos, como os de Renda Fixa, Multimercado e de Ações, por exemplo, que possuem diferentes níveis de risco e rentabilidade.
CDBs
Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são títulos emitidos pelos bancos para captar recursos e, em troca, pagam juros ao investidor. Eles podem ser encontrados em diferentes prazos e rentabilidades, dependendo da instituição financeira. Os CDBs são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em até R$250.000,00 por CPF e por instituição financeira.
Ações
As Ações são títulos que representam uma parte do capital de uma empresa. Ao investir em ações, o investidor se torna sócio da empresa e pode ganhar dinheiro com a valorização das ações e com os dividendos distribuídos aos acionistas. É um investimento de alto risco, já que a rentabilidade não é garantida e pode variar de acordo com o desempenho da empresa e do mercado financeiro.
Anúncios
LCIs e LCAs
As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são títulos emitidos por bancos para financiar empreendimentos imobiliários e do agronegócio, respectivamente. São investimentos de baixo risco, isentos de imposto de renda para pessoas físicas e com rentabilidades superiores às do Tesouro Direto e dos CDBs. Entretanto, possuem prazos de carência mais longos e podem exigir maiores valores mínimos de investimento.
Conclusão
Investir pode ser uma excelente forma de construir patrimônio a longo prazo, desde que seja feito com planejamento e conhecimento dos riscos e oportunidades de cada tipo de investimento. Os melhores tipos de investimentos para iniciantes são aqueles que oferecem segurança, acessibilidade e boa rentabilidade. A escolha