Consórcio de Carros vale mesmo a pena? - Now Moeda
Pular para o conteúdo

Consórcio de Carros vale mesmo a pena?

Anúncios

Todo brasileiro tem o sonho de ter o carro próprio mas para isso é necessário um planejamento financeiro. Muitos recorrem aos empréstimos de crédito pessoal que são conhecidos pelas elevadas taxas de juros. Uma excelente alternativa muito popular no Brasil é o consórcio, em que seu principal atrativo é a ausência de juros.

O que é o consórcio?

O consórcio nada mais é do que uma forma alternativa para financiar a compra de um bem, seja móvel, imóvel, ou até mesmo o valor financeiro, neste caso estamos falando especificamente de consórcios de carros.

Anúncios

De forma simples o consórcio é a união de um grupo de pessoas que juntas financiam a compra de veículos sem a necessidade de realizar um empréstimo bancário.

Como funciona?

Uma administradora de consórcio e a responsável por reunir as pessoas membras do consórcio, isto é, existe uma entidade financeira que é responsável por organizar e administrar todas as tarefas necessárias dentro de um consórcio.

Anúncios

De forma prática uma administradora irá realizar a formalização, cobranças e pagamentos dos prêmios. Digamos que um consórcio é composto por 1000 pessoas, este consórcio foi, portanto, assinado pelos mil membros, e ao longo dos meses cada um dos membros irá pagar uma parcela mensal referente ao consórcio do carro até que todos os membros tenham seus veículos.

A administração fará desde a assinatura dos contratos com os consorciados até a liberação do crédito para a compra do veículo em troca de uma taxa de administração.

Vantagens do consórcio em comparação com os empréstimos

Não existe a cobrança de juros

Um empréstimo pessoal para compra de qualquer bem existem os juros, e na maiorias das vezes possuem percentuais elevados. Já nos consórcios não existem juros mas sim uma taxa de administração mas que via de regra as taxas são conhecidas por serem significativamente menores do que empréstimos.

Não possui valor de entrada

👉 SAIBA MAIS SOBRE:

💳 CARTÃO DE CRÉDITO até para negativado - baixe o APP grátis

Você será redirecionado a outro site

🪪 Como Limpar o Nome Sem Pagar a Dívida

Você será redirecionado a outro site

Alguns empréstimos exigem que seja dada uma entrada para iniciar o financiamento, nos casos onde não há entrada os juros são geralmente maiores (não é regra, cada caso é um caso). Os consórcios não exigem o pagamento de um valor de entrada o que torna o processo muito mais amigável para quem não tem muito dinheiro em mão mas ainda procura comprar um carro.

Vale lembrar que existe a possibilidade de realizar lances, uma espécie de leilão, para que seja possível receber o veículo logo nos primeiros meses do consórcio, iremos discorrer sobre isso logo abaixo.

Facilidade e menos burocracia

Por não haver uma verificação de crédito tão criteriosa com os empréstimos a burocracia para contratação é menor. Claro, existe sim uma consulta de cada um dos participantes para evitar inadimplências, mas isso não torna o processo burocrático mas sim seguro.

Desvantagens dos consórcios em comparação com empréstimos

Tempo indefinido para receber o veículo

Junto de você estão várias pessoas no consórcio, ou seja, muitas pessoa que também irão receber um veículo, assim como você, por conta disso a administradora precisa entregar os carros para todos os participantes e é possível que você seja um dos últimos a receber.

Caso você precise do veículo de forma imediata o formato de financiamento para carros pode ser o mais adequado para você, pois assim que aprovado o crédito você pode comprar seu veículos e já sair dirigindo da concessionária. Todavia, é possível fazer um pagamento adiantado, um lance (assim como acontece nos leilões), em que você paga um valor inicial para retirar o veículo imediatamente. Se você tiver um dinheiro em mãos e quiser dar um lance você pode fazer a retirada do seu prêmio de forma muito mais rápida.

É um investimento de Longo Prazo

Não é necessariamente uma desvantagem, pois assim como os financiamentos este é um negócio de longo prazo, ou seja, você poderá pagar as parcelas do seu veículo por dezenas de meses (depende do contrato que você escolher) e mesmo se você for contemplado (retirar o veículo) logo do início do consórcio é necessário que você pague as parcelas até que todos os participantes sejam contemplados, mesmo que isso leve anos.

O que é melhor? Financiamento para carro ou Consórcio para carro?

Qual é seu objetivo com o veículo? Você precisa de um carro imediatamente ou pode esperar um pouco? De forma simplificada, caso você tenha pressa para retirar seu veículo o mais recomendado é o financiamento pois você tem mais autonomia, já no consórcio, apesar dos custos menores você pode ficar um bom tempo (até anos) sem retirar o veículo, vale lembrar que existe a possibilidade de dar lances para ser contemplado no consórcio imediatamente.

Gostou deste conteúdo?
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Marcos Ribeiro

Marcos Ribeiro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​