Pular para o conteúdo

Consórcio de Imóveis: Entenda como funciona, Vantagens e Riscos, se vale a pena e Algumas recomendações de Empresas

Segundo pesquisa feita pelo Quinto Andar, o Censo Quinto Andar de Moradia, indica que 70% dos brasileiros moram em casas própria, quitadas ou financiadas. Portanto 30% da população do Brasil não conquistou seu lar, sendo que o fato de ter uma casa própria é o maior desejo da população, segundo a pesquisa.

Anúncios

Para os brasileiros que estão buscando conquistar sua casa existem no mercado inúmeros alternativas e oportunidades, seja por meio do tradicional financiamento ou de meios menos tradicionais como o consórcio.

O consórcio é visto como uma alternativa mais barata do que o financiamento. Veja abaixo as principais perguntas que respondemos sobre o consórcio imobiliário.

Como funciona um consórcio de imóveis?

De forma simplificada, a administradora do consórcio (uma instituição financeira), agrupa pessoas com o mesmo interesse de comprar seu imóvel.

Cada um dos participantes tem o deve de, durante o contrato do consórcio, acumular o dinheiro necessário para a compra do bem.

Anúncios

Todos os meses, o valor arrecadado pelo grupo a partir das mensalidades (parcelas) pagas é revertido em ao menos um imóvel. Com o passar do tempo cada um dos participantes terão sua carta de crédito para comprarem sua casa própria.

Vantagens e desvantagens de um consórcio de imóveis

A vantagem mais relevante é em relação aos custos. Ao fazer uma simulação dos custos comparando o financiamento ao consórcio é que o consórcio tende a ser financeiramente mais viável por não ter juros.

Porém, quando feito um financiamento o cliente pode adquirir o bem no momento que for cedido o crédito, diferente do consórcio que é necessária a contemplação que depende de um sorteio ou de lances.

👉 SAIBA MAIS SOBRE:

💳 CARTÃO DE CRÉDITO até para negativado - baixe o APP grátis

Você será redirecionado a outro site

🪪 Como Limpar o Nome Sem Pagar a Dívida

Você será redirecionado a outro site

Ainda que não ter o imóvel assim que iniciado o consórcio, existem outras desvantagens que devem ser analisadas com cautela.

Risco de aumento do valor do imóvel

Este é o principal risco quando fala-se de um consórcio imobiliário. Durante o período do contrato do consórcio cada um dos participantes pagam uma mensalidade, esta mensalidade sofre ajustes para corrigir o valor da carta de crédito com base em um índice previsto em contrato.

Mas o que isto significa? Bom, esta correção serve, por exemplo, para corrigir a inflação (desvalorização da moeda), entre outras variáveis. No entanto é possível que no futuro o preço  do imóvel desejado seja muito acima do preço da carta de crédito liberada, este risco é maior para os participantes que forem contemplados lá na frente.

Já um empréstimo residencial garante o preço do imóvel na data da contratação, sendo assim os riscos de variação do mercado não existem, e você terá a certeza de que irá receber uma casa de valor equivalente ao preço pago.

Se você tem pressa o consórcio não é sua melhor opção

Em casos de a pessoa pagar aluguel mas deseja “trocar” este gasto por um investimento pode ser que o consórcio não seja a melhor escolha, isto porque num consórcio de vários anos a probabilidade de ser contemplado com a carta de crédito é bastante baixa de acontecer nos primeiros meses. Ou seja, enquanto a contemplação não chega será necessário pagar o aluguel e também a parcela do consórcio.

Qual o prazo para ser contemplado em um consórcio de imóveis?

Assim como explicado nos parágrafos anteriores o consórcio não é a modalidade de financiamento mais adequada para quem tem pressa.

Se por exemplo você participa de um consórcio de 180 meses, ou seja, 15 anos, é improvável que você seja sorteado logo nos primeiros meses, a chance existe, mas não é provável.

Existe a chave de dar lances, ou seja, assim com em um leilão, é possível pagar um valor mais alto para aumentar as chances do sorteio. Mas assim como você, outras pessoas podem dar um lance maior, e você não será o contemplado da rodada pois outra pessoa deu um lance maior.

Qual o melhor consórcio de imóveis?

Não existe forma de responder isso de maneira genérica.

Cada caso deve ser pensado com suas particularidades. De qualquer maneira se você puder priorize grandes administradoras ou bancos, estas são instituições mais robustas e confiáveis para administrarem o dinheiro do seu investimento.

Já existiram vários casos no passado de consórcio que faliram e muitos de seus participantes nunca viram o produto, por isso, por se tratar de um investimento de longo prazo sempre busque consórcios renomados que não irão simplesmente “sumir do mapa”.

Para ajudar você, comece sua busca pelos seguintes consórcio de imóveis:

  • Consórcio Imobiliário Itaú
  • Consórcio Imobiliário Caixa
  • Consórcio Imobiliário Rodobens.

Gostou deste conteúdo?
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Marcos Ribeiro

Marcos Ribeiro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​