Empréstimo Para Empresas: O que é, Como Funciona e Negativados - Now Moeda
Pular para o conteúdo

Empréstimo Para Empresas: O que é, Como Funciona e Negativados

Anúncios

Os empréstimos para organizações são utilizados em casos de problemas financeiros ou expansão de negócios. Você vai aprender todas as informações sobre ele: vantagens, documentação básica e como fazê-lo.

Apesar do desejo de crescer, há várias dúvidas e também falta de conhecimento sobre como funciona um empréstimo comercial e como ele pode realmente contribuir diretamente para o crescimento de uma empresa.

Anúncios

O que é um empréstimo comercial?

O empréstimo é bem conhecido no Brasil. Uma vez que uma pessoa não tem dinheiro para as contas, geralmente temos 2 possibilidades: trabalhar mais para obter renda extra ou, então, solicitar um empréstimo pessoal e depois pagá-lo em prestações com a incidência de juros. Estas duas conjecturas são comuns.

Não é diferente para as organizações. Entretanto, existem linhas de crédito específicas, que levam em conta o segmento em que a organização opera ou o objetivo para o qual o montante emprestado será utilizado.

Anúncios

Na maioria dos casos, o empréstimo para organizações destina-se a financiar alguns investimentos, tais como a compra de uma máquina nova ou o pagamento de faturas, uma vez que a empresa não tenha o dinheiro primário à sua disposição.

Como funciona um empréstimo para empresas?

O empréstimo corporativo, como o nome sugere, é único para o CNPJ. Uma pessoa jurídica pode pedir empréstimos por uma variedade de razões, tais como compra em grupo, pagamento de dívidas, renovação ou mesmo como capital de giro.

Tipos de empréstimos para empresas: 5 possibilidades para seu negócio

Como mencionado anteriormente, uma vez que falamos em entender o que é um empréstimo para organizações e a que possibilidades sua empresa tem acesso, temos algumas poucas possibilidades. Entre eles, empréstimos com empresas financeiras e saques, entre outros.

Investidor Anjo

O investimento anjo em uma empresa é geralmente feito por um conjunto de 2 a 5 investidores. Isto acontece tanto para diluir os riscos quanto para compartilhar o compromisso.

Deve-se notar que a tendência mais presente e eficiente para o investimento anjo é a designação de um Investidor Principal (ou, se seu investimento for apenas com trabalho, como Líder de Negócio) que faz a avaliação preliminar do plano e a negociação com o empreendedor, de modo que ele seja então apresentado a outros investidores anjo (nesta situação chamados de seguidores).

Antecipação de recebíveis 

A antecipação de recebíveis nada mais é do que um recurso solicitado pela empresa que permite antecipar o recebimento que só seriam recebidos mais tarde.

A tática de avançar os recebíveis é amplamente utilizada para manter o fluxo de caixa da empresa positivo, e também garante que mais fundos sejam preservados e deixados para o capital de giro da empresa.

Crowdfunding

O crowdfunding é criado uma vez que uma iniciativa é selecionada para ser financiada por pessoas de fora, porém não é qualquer um que deixa seu dinheiro alocado para qualquer iniciativa, hoje em dia existem plataformas que conectam financiadores e beneficiários de financiamento.

Os financiadores que escolhem este procedimento estão cientes de que pode ou não haver um retorno na funcionalidade do objetivo do financiamento, e as doações ou contribuições são feitas com recompensas.

A pesquisa do crowdfunding é de interesse para algumas pessoas que procuram tirar sua iniciativa do papel e os principais tipos de crowdfunding são:

  • Financiamento da organização
  • Financiamento de produtos
  • Doações para organizações e instituições não governamentais
  • Doações a pessoas físicas

Empréstimos bancários

Este é o empréstimo comercial mais comum; entretanto, pode ter taxas e juros mais altos do que outras possibilidades.

Além disso, é comum que estabeleçam uma seqüência de requisitos e garantias para dedicar o empréstimo.

Linhas de crédito online

Para obter uma linha de crédito, você tem que se candidatar a um banco ou organização financeira respeitável. Neste processo, várias organizações têm a possibilidade de exigir que você tenha uma conta corrente e um nome limpo para poder obtê-lo.

Além disso, vale a pena dizer que você deve expor todos os documentos necessários durante a contratação do crédito esperado. Se você for aprovado, é viável que você já receba o recurso. Entretanto, é essencial considerar os juros cobrados sobre o valor utilizado.

Empréstimos para organizações com CNPJ negativo

Há certas etapas que as instituições seguem no processo de concessão de um empréstimo a uma empresa registrada negativamente e um empréstimo a uma MEI negativado. Confira abaixo!

  • Análise do caso do CPF e do CNPJ.
  • Análise da pontuação de crédito nas agências causais.
  • Plano descritivo de negociação.
  • Documentos individuais, tais como RG, CPF, comprovante de residência e renda.
  • Documentação comercial, como o certificado CNPJ ou MEI e prova de renda.

Este método pode ser complexo de acordo com o banco ou instituição financeira. Além disso, as exigências também podem estar sujeitas a mudanças, pois várias organizações precisam de orientação financeira ou inter-relações bancárias.

Em tempos de crise financeira, organizações que já estavam passando por problemas podem precisar de um empréstimo para um negócio com crédito negativo. Embora seja uma escolha difícil e envolva vários componentes, poderia ser a escolha certa para manter seu negócio em funcionamento.

Gostou deste conteúdo?
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Marcos Ribeiro

Marcos Ribeiro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​