Anúncios
Que o agronegócio é o motor da economia do Brasil não é segredo para ningué, mas com os últimos acontecimentos envolvendo a Rússia e Ucrânia diversas questões tem ganhado relevância, principalmente os acontecimentos econômicos.
É esperado um aumento de cerca de 20% no preço dos alimentos devido à este crise, iremos explicar no decorrer do artigo do porque deste aumento.
Anúncios
A Rússia é a principal fornecedora de fertilizantes para o Brasil
Por conta das sanções econômicas em torno da Rússia as transações internacionais serão amplamente prejudicadas, sendo assim é altamente provável o aumento nos preços do fertilizantes pois a Rússia é a maior fornecedora de fertilizantes para o mercado Brasileiro.
A fórmula básica dos fertilizantes é o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) e no caso do Brasil, para suprir a demanda interna, 95% dos fertilizantes nitrogenados são importados, além de 75% de fosfatados e 91% de potássio.
Anúncios
Destas porcentagens o Brasil é altamente dependente da Rússia, sendo que 21% dos nitrogenados são fornecidos pelo país europeu, além de 15% dos fosfatados e 26% do potássio. Ademais, 18% da demanda de potássio é fornecida por Belarus, outro país que também está afetado pela guerra.
O gás natural no valor dos fertilizantes
A Rússia é a maior exportadora de gás natural do mundo, e assim que foram iniciadas as sanções econômicas e a impossibilidade da negociação do gás natural pela Rússia, o mercado sentiu o aumento nos preços.
O gás é utilizado na cadeia produtiva dos fertilizantes nitrogenados, os mais utilizados ao redor do mundo, portanto o preço dos fertilizantes será também impactado por conta do aumento dos combustíveis.
O aumento da produção de fertilizantes
Você será redirecionado a outro site
🪪 Como Limpar o Nome Sem Pagar a DívidaVocê será redirecionado a outro site
O mercado naturalmente ajusta o preço de uma mercadoria de acordo com a oferta e demanda, agora que a demanda está elevada e a oferta foi reduzida é necessário que seja aumentada a produção dos fertilizantes para suprir a necessidade do mercado, no entanto, os fertilizantes importados se tratam de fertilizantes mineiras e por isso sua produção não pode ser escalada rapidamente.
O processo para fabricar os fertilizantes consiste primeiramente na extração dos minérios, sendo assim, não se trata apenas de acelerar o processo, pois a capacidade de extração das minas é limitado. Mesmo que grandes esforços sejam feitos para acelerar a produção dos fertilizantes é impossível aumentar a escala de produção em um curto prazo para segurar a inflação do mercado, isto acontece por conta da característica de alta inércia da mineração, em que são utilizados equipamentos pesados e que possuem um tempo de projeto, fabricação e implantação elevados.
Podemos esperar, portanto, que os preços dos fertilizantes continuem elevados até a volta da negociação com a Rússia, ou então a expansão da produção de países como o Canadá.
Suprimento mundial de cereais será impactado
Além de ser uma grande exportadora de fertilizante e gás natural, a Rússia, juntamente com a Ucrânia são responsáveis por 30% da produção de cereais no mundo. Sendo a Rússia a maior exportadora de trigo do mundo, ou seja, já pode esperar que o preço do pãozinho francês também suba, visto que o Brasil importa trigo pois não somos autossuficientes para suprir a necessidade interna.