COMO ERA O ROTATIVO?
O spinner é acionado quando o consumidor paga qualquer valor entre o valor mínimo e o total da fatura. Devido aos altos juros cobrados, cerca de 500% ao ano, o risco do passivo é alto.
COMO SERÁ A MIGRAÇÃO?
Anúncios
Cada banco escolheu uma forma de acionar o parcelamento dos saldos em atraso. No Banco do Brasil e no Itaú Unibanco, o cliente deve quitar o valor recorrente integral, acrescido de novas tarifas (se houver) ou parcelado.
E NOS DEMAIS BANCOS?
No Santander e no Bradesco, é possível pagar apenas parte do que é devido (15%) e o restante será parcelado a partir do próximo mês. O Santander também permite que você pague apenas o valor pendente na conta giratória e transfira as novas cobranças do mês para a próxima fatura.
COMO SERÁ O USO DO ROTATIVO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL?
A estatal ainda está definindo sua sistemática, mas se comprometeu a cumprir o prazo estipulado pelo CMN para se adequar às novas regras.
É POSSÍVEL FAZER MÚLTIPLOS PARCELAMENTOS?
Sim. No entanto, cada nova operação viola o limite do cliente.
Anúncios
QUAIS SÃO OS EFEITOS PRÁTICOS DA MEDIDA?
Os juros cobrados no parcelamento no cartão são menores do que os juros cobrados no rotativo. Outra mudança importante é que, a partir de agora, o valor mínimo para faturas aumentará. Isso porque parte ou todo o saldo rotativo estará incluso nessa tarifa, dependendo do banco.
QUAIS SÃO OS RISCOS?
Para o Idec, não está claro como a regra será aplicada, o que pode prejudicar o entendimento do consumidor e replicar a mesma dinâmica do crédito rotativo parcelado.