Dirigir seu carro sem seguro pode ser uma baita dor de cabeça. Há vários riscos aos quais todos os motoristas estão sujeitos diariamente, desde acidentes até roubos e furtos. Entretanto, um elemento que contribui para esta realidade é a falta de informação.
Anúncios
Assim, para que não haja mais dúvidas sobre este tipo de seguro, decidimos elaborar um guia completo, com tudo o que você precisa saber sobre o serviço. Desta forma, você terá em suas mãos um arsenal de informações para fazer a melhor escolha no momento da contratação de seu seguro auto.
O que é seguro veicular?
O seguro veicular, também normalmente chamado de seguro auto, é um contrato que institui a obrigação de uma companhia de seguros de cobrir as necessidades do proprietário de um transporte para os males que podem ocorrer diariamente.
O seguro automóvel é vendido por corretores credenciados pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e é oferecido por seguradoras de veículos, que são mais rigorosos em relação ao perfil do motorista e à legislação, avaliando também a pontuação do motorista CNH.
No Brasil, existem 2 tipos de seguro: obrigatório e opcional. Na categoria de seguro opcional, um tipo de seguro focado somente em automóveis, foi criada a categoria de “seguro automóvel de sucesso”, um tipo de contrato que permite garantir veículos mais antigos e utilizar peças não originais em caso de reparo. Informe-se em sua seguradora e veja quais são as opções de seguro automóvel disponíveis.
Anúncios
Como funciona o seguro automóvel?
Você ou qualquer pessoa que queira fazer um seguro para seu transporte assinará um contrato com uma companhia de seguros. E normalmente funciona assim: você paga uma taxa anual ou mensal e em troca será compensado em caso de qualquer dano ao seu carro. Todos esses males devem ser previstos na política e os detalharemos mais tarde.
Além disso, há um “excesso”, uma parcela descrita no contrato que deve ser paga para que a seguradora possa tomar providências. Por exemplo, você teve um contratempo com seu carro e ele precisa ser consertado. Você paga a franquia e a companhia de seguros realiza todos os serviços necessários para a reparação do carro.
Quais são os benefícios do seguro automóvel?
Estabilidade: Ter um seguro automóvel é sinônimo de paz e estabilidade sabendo que em prováveis situações de roubo, furto e acidentes você não será deixado sozinho com tal perda que pode representar um enorme buraco imprevisível no orçamento.
Você será redirecionado a outro site
🪪 Como Limpar o Nome Sem Pagar a DívidaVocê será redirecionado a outro site
Roubo e furto: Uma vez que um carro é roubado, o proprietário deve, primeiramente, chamar a polícia, apresentar um relatório de ocorrência e informar a companhia de seguros sobre o roubo. A compensação, nesta situação, só será paga se a mercadoria não for recuperada. Geralmente, a apólice de seguro prevê um período de tempo (geralmente 30 dias a partir do evento) para encontrar o transporte. após este tempo, ela deve compensar o proprietário de acordo com o custo do mercado.
Indenização: Você sabia que se o dano exceder 75% do custo do contrato, o segurado é 100% indenizado? Se em um acidente seu carro sofrer uma perda total, por exemplo, o seguro pagará o custo total do carro na tabela FIPE para que você possa comprar outro. Isto também é válido para veículos de terceiros, se estiver previsto em sua apólice, o que pode lhe poupar muitas dores de cabeça.
Como fazer um seguro automóvel
Agora que você sabe muito sobre seguro automóvel, você deve estar se perguntando o que fazer para obtê-lo. No início, é interessante citar o serviço, de modo a não fechar o negócio com o primeiro que vier junto. Você precisa examinar vários componentes e cobertura, e ter constantemente em mente a melhor interação custo-benefício.
Neste cenário, avalie a credibilidade e experiência da seguradora, assim como as coberturas oferecidas – básicas e adicionais -, o custo de mercado de seu transporte e a taxa de franquia, que você já sabe o que é. Em seguida, faça simulações com condições diferentes para encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades.
Documentação básica
Finalmente, certifique-se de ter todos os documentos necessários para fazer um seguro automóvel:
- documentos pessoais (RG, CPF e CNH);
- Certificado de Registro do Veículo (CRV);
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
- nota fiscal de compra, casso o carro seja novo